24 de jun. de 2005

Saber viver



Hoje eu senti saudades, e esse vai em homenagem às minhas amigas de colégio: Rê (Rex), Grá (Grát’s), Lise (Lisoca) e Van (Preparada).

“É preciso saber viver” - Titãs

Quem espera que a vida seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco ou morrer na solidão,
É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer,
É preciso saber viver.
Uma pedra no caminho você pode retirar,
Numa flor que tem espinho você pode se arranhar,
Se o bem e o mal existem, você pode escolher,
É preciso saber viver.


Essa música marcou os meus tempos de colégio. Falando assim parece até que já faz muitos anos que isso aconteceu, e não apenas um semestre, como de fato é. Hoje, na volta pra casa, mesmo sendo “meio” antiga, “É preciso saber viver” tocou no rádio, e me trouxe à mente todas as vezes que eu, a Rê e a Van inventávamos coreografias inusitadas, com a ajuda da Lise e a Grá na platéia, só se divertindo. Na verdade, era diversão pura, para todas nós! Relembrei dos ensaios da nossa última Feira do Livro, e de como a gente batia palma repetindo esse refrão. Nota: totalmente fora do compasso e daquilo que realmente precisava ser ensaiado.

Não sei vocês, mas eu me incomodo muito com esses assuntos. Saber viver, aproveitar como se fosse o último, minuto passado é minuto perdido, o presente já é passado etc. Na verdade, acho que lá no fundo eu não sei nada disso, e continuo com a mesma vidinha medíocre. Nós, seres-humanos, nascemos, crescemos, aprendemos a mentir, a escrever e a comer segurando o garfo e a faca. Depois, crescemos mais um pouco, aprendemos a responder nossos pais, e a beijar na boca. Nessa época, coisas novas vão surgindo e você parece, finalmente, estar descobrindo o sentido da vida...ou a falta dele! E ainda com os estudos para a vida, a busca do próprio sustento e da independência, você se descobre confusa e despreparada. No meu caso, o último está em evidência.

Queria viver mais, queria fazer mais coisas, queria conhecer mais pessoas e lugares, queria aprender novas matérias e ciências loucas, queria ler mais e mais livros, queria ter mais tempo para assistir todos os filmes, mais tempo para Deus e para os meus amigos, mais tempo para dormir, mais tempo para curtir meu violão e aprender a tocar saxofone, mais tempo para aprender a nadar, para estudar e curtir minha família.

Se eu pudesse fazer ou ter tudo isso, talvez eu teria a certeza da tal sabedoria. Talvez, saber viver seja saber aproveitar o tempo investido em cada atividade que nos é proporcionada. Então, quem sabe, a sabedoria já está em mim, só faltando, então, utilizá-la. Segundo o João, querido professor da Escola Dominical, Deus quer que vivamos felizes, sem muitas ilusões, com os problemas que acontecem, e que saibamos contorná-los na medidade exata.

Que nós tenhamos consciência crítica para conosco, e saibamos tirar as pedras no meio do caminho!

Amigas, para vocês só digo uma coisa: nosso colegial foi muito bem vivido. Estou com saudades!

"Só há duas maneiras de viver a vida: A primeira é vivê-la como se os milagres não existissem; A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre" - Albert Eisntein

5 comentários:

Anônimo disse...

Fê, que gostoso lembrar de bons momentos, não?

"Talvez, saber viver seja saber aproveitar o tempo investido em cada atividade que nos é proporcionada" --> acho que é isso aí mesmo e se diminuíssemos as cobranças e os tempos "perdidos" tentando fazer TUDO ao mesmo tempo, tenho certeza que seria melhor ainda (Hum..., confuso! - quero dizer: vida mais simples= mais satisfação, ok?).

Bjs

Anônimo disse...

Oii fefozudaa!!
To passando aqui rapidinhoo, q nem te disse no nosso msn exclusivo Bsbunion hueuheue... hj ta tdo atrasado aqui... =/

mas eu voltoooo. /o/
Ti amooooo
bjsssssss!

Anônimo disse...

amoreee
tô há seculos tentando comentar no seu flog e não consigo =PPPP
mas enfim... te deixei um scrap, dps vê lá
:****

Anônimo disse...

adorei o Re(Rex)...fe eu sou unica todo mundo sabe q Re=Rex..hahah
mew..q saudades q deu agora, de tudo..da mesa da inspetora..do stevan..da conjutivite na fujica..do rap do ganso.."ai q alegria ter o zupo no terceiro todo dia"lembra dessa?..das nossas advertencias..alias..soh a gte tinha o poder de levar advertencia por causa da santilha..acho q era pessoal hein..e como eu naum podia esquecer..da marisnaide...meu deus q saudade dakele lugar..daquelas pessoas..das integrantes do br´oz feminino..do luigi...af..de TUDO!!
meninas..vamos largar tudo e voltar pra la?
amo vocês
bjoss

Anônimo disse...

Me manda um e-mail com seu tel q vou arranjar um monte de coisas pra fazer nas férias!BEIJOS