9 de jul. de 2005

Limites

...no Namoro - Dr. Henry Cloud & Dr. John Townsend



De primeira achei que era um "auto-ajuda" ensinando o que devo ou não devo fazer com meu namorado. Presente de mãe, comecei a ler para não desapontar. Larguei o livro pela metade, mas depois de uns meses chegou a hora de começar de novo, e com outra cabeça pude enxergar tudo diferente: ele vai além dos limites físicos, morais e emocionais, como eu pensei no início. De fato ele dá algumas dicas banais (para mim), é muitas vezes repetitivo e óbvio (idem), e tem uma frase na contra-capa de péssimo gosto: "Um guia prático que o ajudará a encontrar o amor de sua vida".

Tirando os meros detalhes, deu pra fortalecer o embasamento dos meus valores e príncipios, e descobrir limites que podem se tornar essenciais para um relacionamento saudável, além de deixar muito mais clara a maneira como Deus espera que nos relacionemos!

"Estabeleça limites em seu relacionamento e você crescerá em independência, honestidade e autocontrole. Se algumas de suas experiências no namoro foram difíceis e traumáticas, este livro revolucionará a forma de você encarar os relacionamentos."
- Drs. Les e Leslie Parrot

Sensacionalista!

Não revolucinou o que já estava revolucionado, mas até que acrescentou bastante coisa. Questões básicas de caráter e responsabilidade. Abri os olhos para situações que nunca havia pensado, e uma das que me chamaram a atenção foi o questionamento sobre eu ter seguido os caminhos de Deus para ser o tipo de influência que ajuda a mudar as pessoas, ou se estou apenas ambicionando e censurando.

Minha opinião (se interessar): Namorar é muito bom e importante para aqueles que pretendem constituir uma família. Embora o livro fale bastante sobre o casamento, não acho que o namoro deve, obrigatoriamente, virar um compromisso matrimonial. Na verdade, você só alcança maturidade para se unir a alguém "para sempre" namorando! O importante é amadurecer em cada relacionamento, e os limites são acrescentados nesse crescimento, pois você passa a conhecer os seus. Essa base é o que trás experiência e autodefesa para encarar o(s) próximo(s), sem cometer as mesmas bobeiras, mas outras, que também irão ensinar.

Se recomendo? Apenas para aqueles que não buscam respostas, mas uma opinião concreta, sucesso em algumas crises de imaturidade e, porque não, consolo (bíblico) após um relacionamento destrutivo. (Ressalva: consolo não é resposta)!

Evidente que não seria esse livro o guia para eu encontrar o amor da minha vida...

Aliás, eu nem preciso de um guia! =P

2 comentários:

Anônimo disse...

clapt clatpt clapt, mais uma análise consciente e esclarecedora...desenhasse a minha frete uma futura "autora-roteirista", parabéns...e quanto a não precisar do livro...Parabéns de novo hehhe

Anônimo disse...

Fê, realmente livros de auto-ajuda são o fim. Devem ser de auto-ajuda para o autor e para a editora que ganharão muito dinheiro com sua publicação!

De resto, achei muito inteligente a forma com que você analisou o livro. Isso que é importante: não "engolir" tudo o que ouvimos ou o que nos cai nas mãos.
Ah, e se o grande amor da sua vida fosse fácil assim de encontrar (com direito a manual de instruções e tudo!!! Pfff!), não teria tanta gente sozinha no mundo!

Bjs