18 de mar. de 2005

Vendas interiores?

Na aula de Arte e Cultura, ontem, conversamos sobre olhar as coisas sem vê-las. Sabe aquele caminho que você faz todos os dias? E a janela que você abre quando acorda? Ou a garota (o) que você vê todo fim de semana? Você já reparou nas milhares de coisas que passam pelo seu olhar, sem serem notadas? Não, não estou vindo com aquele papo de: "pode ser a última vez..."! Mas, sei lá...e se for? E mesmo que não seja...o caminho que você sempre faz, a vista que você tem quando abre a janela do quarto, a visão linda (e rara) do almoço de domingo, em família, a tal pessoa...tantas coisas que vivemos, olhamos, mas não enxergamos o valor, a essência!

Hoje eu estava esperando minha mãe me buscar pro ensaio, lá no Jabaquara. Fiquei reparando do outro lado da rua, a velha banca do tio do Roger, o ponto de taxi que me salvou de altas chuvas, a própria entrada do metrô que já foi palco de brigas, beijos, risadas, micos...comecei a me ver em cada cena, como num filminho, e independente da beleza existir ou não, cada momento construiu a minha história! Acho que mudei um pouco o assunto. Mas acredito que a essência está tanto em ver o significado da tal coisa pra você quanto o valor que ela tem para o mundo. Por exemplo, no caminho de todos os dias você pode passar em frente a uma escola, e ver a alegria de um garoto atravessando a rua indo de encontro a Tia Simone (nome de professora, né?!). Saber olhar essa cena enxergando, de fato, é absorver do sorriso daquela criança inocente, que ainda vive seu pequeno mundo de brinquedos, papai e mamãe, algo que melhore seu dia e coloque dentro de você a vontade de revolucionar, de mudar, para os sonhos daquele pirralho não serem em vão! Assim também, eu posso olhar a velha entrada do Terminal Jabaquara e me ver em diversas situações, que por um instante, me fazem rir sozinha, ou chorar disfarçadamente, olhando pra trás e "tentando" sentir orgulho do que ali ficou!

São esses raciocínios que me fazem crescer, além do que eu ando lendo na Bíblia. Se coincidências existirem, essa entrou pro meu banco de reflexão: algumas horas antes da aula de Arte e Cultura, eu li o capítulo 24 do livro de Lucas, e o mesmo foi citado pelo professor durante sua explicação! Dá uma olhadinha, quando tiver um tempo. Ali você vai ler a respeito do dia em que Jesus, após ressucitar, aparece para dois de seus amigos, conversa com eles, mas eles não percebem que estão falando com Jesus. Eles contam pra Jesus tudo que havia acontecido e entristecido seus corações, e este finge não saber de nada, sendo reconhecido apenas quando, ao assentar-se com eles para comer, repartiu o pão e o distribuiu. Nesse momento os amigos de Jesus viram o que já haviam olhado por muito tempo...não só na época que andaram com Ele, mas naquelas horas que conversaram pensando ser um desconhecido. A essência estava no ato de Jesus que despertou os seus amigos, como se tirasse uma venda de seus olhos.

Talvez a venda esteja em olhos "interiores", não sei. Mas me esforço para tirá-las e enxergar a vida e seus complementos. Procuro o sentido de coisas que olho, mas não enxergo.

~*/ Hoje fui na 25 de março, e faltei na faculdade, para ensaiar! Passei no escritório do meu grande papis, também. Acho que ele gostou! =)

8 comentários:

Anônimo disse...

Olha euuu akiiiii
Olha esse texto.. q coisa lindaa!!
eu ja disse pra vc hj neh! hahah q tah fazendu sucesso??
Essa minha dupla, cheia de dons!! segura viuuu...

Ti amoooooooo coisichaaaaa!
Bjusssssssssssssssss

Anônimo disse...

Oieee Feh...e aí moça? como c tah?
Hum...axo q nosso papin hj foi bem legal...amei Feh...
Po mina...c sabe q te curto pak's neh?...c pode sempre conta comigo tah? eu sei q temum mont de gente q te fala isso...mas eh de coração minha linda...eu num vejo a hora de encontra todo mundo...vc, as otras minas...aaa eh tanta gente neh??
te amo viu?
amei o post...continue assim...refletir eh mtu bom...
=****

Anônimo disse...

Fê,

Uma gracinha seu texto e lindo o seu blog, muito rosa.

Beijinhos

Anônimo disse...

meu a mina é escritora mesmo...seu dom fe...

*ps: fora oswaldo...

Anônimo disse...

Claro que eu gostei de ver vc no meu escritório. Só não gosto qdo. vc diz que ele é a maior bagunça. Mas, vou olhar isso com olhos interiores...

Anônimo disse...

Protinhu Fêee!!!vamu vê c agora vai td certinhu neh!!Poxa tô a mto tempo kerendu comenta aki pra vc..jah q no seu floguinhu nunk tenhu vez neh hehe!mais c viu a dificuldade q foi neh..eleree...burrinha esse Charley neh!!=Pmais com fé eu vou neh..a fé naum costuma falhaaa....meuuu keria mtão fla q eu amo esses seus textinhus..desabafos i tdd..c sab disso neh Fê..jah tinha falado q amooo..ouvi vc fla pra mim neh!Me faz um bemm!!mo gostosoo..assim como eu amo mto vc tbm meu..vc i a Rexx...num skeço..soh q meu tel tah cortado neh..qdo vorta direitinhu agent c fla mais..i como t falei tah mo barra aki em ksa meu..i mtaa falta das minhas verdadeiras amigas neh meuuu..poxa vcxxx!!!xodadixxx xodadixxx!!!precisava conversa meu...ouvi as vozes lindas d vcs meu..v vcx!num skeci do cine naum meuu!!!concerteza viu!!!Amo vcx!!Amo mto vc Fê..vo lembra smp das suas palavras..i dos momentos q eu passei q precisei i vc tava lah..a Rê tb meu..num vo skece viu..eh isso..Bjux BJux!!=**

Anônimo disse...

Nossa, eu nunca tinha parado pra pensar nessas pequenas coisas q fazem de nossa vida o espetaculo q ela. Essas pequenas coisas as vezes nem notamos q existem mas sem elas com certeza a vida naum seria a msma coisa... A partir de hj vou começar a reparar mais nessas coisas simples mas ao mesmo tempo tao importantes... Esse titulo q vc pos estah plenamente de acordo com o q vc escreveu, vc conseguiu abrir meus olhos... bjaaaoooo...

Anônimo disse...

Fe mto bom seu texto...vc escreve com clareza e objetividade...(haha)mas o melhor msm são as constantes referências que vc faz a esse meu singelo nome, que carinhosamente vc adaptou para "rafuxo"...te adoro demais!!!


Obs.: desculpa mas eu tô com mto sono e ñ consegui ler o seu texto...e desculpa tbm por passar tão atrasado por aqui...mas eu sempre marco presença de alguma forma!