14 de out. de 2006

Efeito Porcaria



Sabe quando a indústria cinematográfica não tem mais nada para inventar e decide pegar filmes relativamente bons e estabelecer continuações somente por fazer, se aproveitando da fama do anterior para movimentar público? Pois é, "Efeito Borboleta 2" seguiu essa linha e não passa de uma ofensa ao filme original. Uma verdadeira pérola cinematográfica que não vale um centavo do que o público paga para assisti-la. A velha tradição hollywoodiana de aproveitar uma idéia que deu certo e transformá-la em receita para continuações idênticas onde mudam apenas os nomes dos personagens e alguns detalhes da história, ainda é constante.

Amigos sabem o quanto o filme ORIGINAL é especial para mim. Simplesmente por ser maravilhosamente dirigido, ter efeitos de montagem geniais e um roteiro raro, incomum e completíssimo.

Uma ofensa, uma ofensa, uma ofensa.

O diretor John Leonetti (aquele do lixo "Mortal Kombat: Aniquilação") não consegue nada mais do que qualquer pessoa com uma câmera consegue fazer. Na realidade, ele conseguiu a proeza de deixar o filme superficial e sem uma cronologia apurada, como Eric Bress e J. Mackye Grubber conseguiram. Além de não saber fazer as cenas renderem bons planos, os efeitos visuais são completamente amadores, e sua direção mostra o quanto precisa aprender. Claro, é apenas seu segundo trabalho... e espero que último, até aprender algo que possa ser bem-aproveitado em alguma outra película. Sem falar nos erros seqüenciais, que se revelam meros causadores de dor àqueles mais atentos. É impressionante a pouca preocupação com os detalhes, cometendo muitas gafes imperdoáveis, refletidas até na montagem das cenas. Como se não bastasse tudo isso, ainda não tem o mínimo feeling ao lidar com o elenco, cujos atores parecem meros robôs em standby, esperando um click para funcionarem. Eric Lively e Erica Durance, o casal deste filme, são postos em situações extremamente artificiais e nem o possível talento que eles têm embutido se sobressaiu ao script.

Definitivamente amador. Fiquei "injuriada".

Reconheço que não estudo cinema. É preciso ter respaldo para conceituar e argumentar tecnicamente um filme. No entanto, basta estar diante da exibição dessa película para ter a sensação de que o projeto deste filme foi decidido assim: "peguem o primeiro, inventem algo parecido, mas mudem os personagens pelo menos, usando um tema mais adulto e clichê. Coloquem bastante sexo e atores bonitos e usem esse dinheiro, e nem precisa se preocupar com qualidade, não. Sabemos que o público vai se interessar, já que conseguimos roubar o nome de 'Efeito Borboleta', então só o nome basta para nós". É a única coisa que consigo imaginar, já que o filme não tem compromisso nenhum em manter a qualidade do anterior.

Os americanos tanto sabiam disso que enviaram o longa direto para as locadoras, mas como bons brasileiros que não desistem nunca, jogamos nas salas de projeção de todo o país para ser mais um caça-níquel, como se não bastasse todas as porcarias que temos em cartaz.

Ressalva: Talvez esse tenha sido o motivo pelo qual toda a equipe técnica da primeira versão tenha abandonado o projeto, já que viram o risco que correriam ao assinar tal película. Lembrem-se que nem diretor, nem elenco e nem equipe de produção do filme original envolveram-se com esta lástima. Eles devem se sentir tão ofendidos quanto eu. Ou mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caramba Fezoca,
Acho que você Não recomenda essa película mesmo né!
=/
Love u!

Anônimo disse...

Nossa!

Então, eu só vi o primeiro e claro gostei pra caramba. Mas geralmente continuações ou sequencias são boçais mesmo. Até hoje só tem uma que eu apóio: De volta para o Futuro. Todos!

Enfim, só posso acreditar na sua opinião. Mas uma ressalva: ó, se é o segundo trabalho do diretor, dá uma chance pra ele, né? Afinal, o que seria de nós, iniciantes profissionais, se não nos dessem um segunda (ou no caso uma terceira) chance?

Bjs, queridona!

Anônimo disse...

Fê... como você mesma disse, seria dificil fazer uma continuação boa para o Efeito Borboleta! O primeiro é incrivelmente maravilhoso, o segundo não vi, mas pelo o que você me disse... não vale nem a pena comentar! :(
beijinho

Bruno Piatto MTT disse...

Nem precisa dizer nada, né, Fê? "EFEITO BORBOLETA" é "EFEITO BORBOLETA"... NÃO TEM continuação...

Há muito tempo, vi "Godzilla" no cinema... Saí de lá certo de que o "Godzilla 2" só estava aguardando lançamento. O problema era que o filme era tão ruim que não valia a pena ser continuado. É a situação exatamente oposta a essa. Um filme que deveria render uma continuação, mas que não conseguiu por falta de mérito.

Já "Efeito Borboleta" não poderia ter continuação. Deveria haver uma proibição escrita para tal! Porém, por ter rendido muito sucesso, foi criada essa porca idéia, que pode ser considerada qualquer coisa (releitura, reestruturação, especialmente idéia marketeira), MENOS uma continuação do belíssimo "Efeito Borboleta" VERDADEIRO.