16 de ago. de 2005

O Jogador



"Saio do cassino, olho...um florim* vagava ainda no bolso de meu colete: "Ah, ainda me resta com o que jantar!", disse a mim mesmo, mas, antes de dar uma centena de passos, mudei de idéia e retornei. Coloquei o florim sobre manque e, na verdade, experimenta-se uma sensação particular quando, só, num país estrangeiro, longe de sua pátria, de seus amigos, sem saber o que se irá comer naquele dia, arriscamos nosso último florim, o último, o último! Ganhei e, vinte minutos mais tarde, saí do cassino com cento e setenta florins no bolso. Eis o que pode significar o último florim. E se eu me deixasse abater, se não tivesse tido a coragem de tomar aquela decisão?..."

(Alexis Ivanovitch em "O Jogador" de Feódor Mikhailovich Dostoiévski)

Empolgante! Como pode um homem arriscar o próprio destino à roleta? Eu, que sempre me deixo envolver, ri, senti raiva, e só não chorei porque ele não é muito sensível, e porque eu detesto cassino. Apesar disso, todas as apostas de Alexis Ivanovitch são emocionantes e interessantes.

É uma pena que tive de lê-las com as VÁRIAS interrupções do meu instrumento de trabalho (que, por ironia, eu amava tanto): o telefone!

Recomendo e empresto depois que me devolverem os outros! =P

* Florin: moeda de prata ou de ouro em vários países; unidade monetária da Holanda e da Hungria.

4 comentários:

Anônimo disse...

fer claro q eu preciso de vc....
vc q liga pa tds menos pa mim!!
me esjkeceeeeu!!!
bjuus

Anônimo disse...

Fê,

Quer dizer que além de vida mansa trabalhando beeeeeeem menos horas por dia do que todos os mortais você ainda pode ler no trabalho??? Ai, por que eu nunca tive um emprego desses????
HUahuaua


Bjs

Anônimo disse...

OLha o nome desse autor =O !! vc ficou qnto tempo pra escrever isso? ahuhuahua

Passando pra dar um "Oiiie"... =)
Ti amo Grande!

Bjooooooooocas!

Anônimo disse...

hehehe...

Adoro ler...não tenho lido muito...
Eu sempre quero ler mais , fazer mais cursos do que faço, falar com mais pessoas, ter um intervalo maior...
Opa, to transformando isso no MEU blog..
Sorry
BEIJOS